Home > Atividades do Consulado
Cônsul Geral Interino Wang Xi'an Visita o Centro Cultural China Brasil Yuan Aiping
2011/11/22

        Em 16 de novembro, o Cônsul Geral Interino Wang Xi'an visitou o Centro Cultural China Brasil Yuan Aiping (CCCB) no Rio de Janeiro para constatar a situação da educação de língua chinesa nesta cidade brasileira. Ele foi recebido e informado pela fundadora e presidente, Sra. Yuan Aiping, das atuações detalhadas da instituição. Yuan se formou em uma universidade normal da China, tem tido sempre uma paixão pela causa da educação, e tem se empenhado em ensinar chinês e português após migrar para o Brasil. Ultimamente, com base na própria experiência e na situação local, Yuan tornou-se autora de 13 livros didáticos no ensino dos idiomas chinês e português, os quais foram amplamente procurados.

        No Rio de Janeiro, o Centro Cultural China-Brasil Yuan Aiping possui duas unidades nos bairros de Copacabana e Barra, além de Matriz no bairro do Centro, totalizando cerca de 300 alunos que estudam no Centro atualmente. Além disso, a escola tem duas unidades na China, uma em Beijing, e outra em Shanghai, realizando cursos de português para chineses e cursos de chinês para brasileiros. A presidente Sra. Yuan Aiping também acompanhou o Cônsul Geral Interino Wang Xi'an na visita das instalações do CCCB e salas de aula. O Cônsul Geral Interino Sr. Wang conversou com alunos que estavam na aula e perguntou em detalhes sobre a situação do estudo de chinês dos estudantes locais.

        Dando os parabéns e o reconhecimento das realizações alcançadas pela Professora Yuan Aiping no ensino de chinês, o Cônsul Geral Interino Sr. Wang elogiou também o seu trabalho árduo e a sua contribuição e dedicação à promoção da difusão da cultura chinesa e do intercâmbio cultural entre a China e o Brasil. E ele disse que a 6ª sessão plenária do 17º Congresso Nacional do PCC (o Partido Comunista Chinês) tomou decisões tais como: aprofundar a reforma do sistema cultural, desenvolver ativamente a causa da educação e melhorar o "poder suave" da cultura chinesa. Recentemente o Programa Nacional de Trabalho para o Desenvolvimento dos Assuntos dos Chineses Ultramarinos  promulgado pelo Conselho de Estado também pretende ampliar enormemente o ensino de língua chinesa no exterior. O Consulado Geral apoiará, como sempre, a causa da educação de chinês e prestará assistências a todas as instituições e indivíduos dedicados à educação de chinês no Rio de Janeiro.

        Na ocasião, o Diretor do Setor dos Assuntos Consulares do Consulado Geral, Sr. Lu Minghui acompanhou a visita.

Suggest To A Friend:   
Print