Home > Atividades do Consulado
Hu Jintao encontra-se com líderes de diversos países
2007/09/07

O presidente chinês Hu Jintao reuniu-se hoje (7) em Sydney, na Austrália, com seus homólogos da Coréia do Sul, Roh Moo Hyun, e do Peru, Alan Garcia Perez, além do primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, Michael Somare e a primeira ministra da Nova Zelândia, Helen Clark.

Na reunião com Roh Moo Hyun, o presidente chinês afirmou que graças aos esforços das diversas partes, as negociações do sexteto obtiveram progressos positivos. A China está disposta a impulsionar, em conjunto com as outras partes, o progresso de negociações.

No encontro com Alan Garcia Perez, Hu Jintao salientou que o Peru foi um dos primeiros países latino-americanos a estabelecerem relações diplomáticas com a nova China. O fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países corresponde ao interesse dos dois povos e beneficiará a paz e o desenvolvimento regionais e mundiais.

Ao conversar com Michael Somare, Hu indicou que a Papua Nova Guiné é o parceiro econômico mais importante da China entre as nações insulares do Pacífico. Por isso, a China continuará apoiando a construção e o desenvolvimento daquele país.

No encontro com Clark, Hu ressaltou que as negociações de livre comércio entre ambas as partes têm grande significado e promoverão as cooperações amistosas. Por sua vez, Clark disse que as negociações a respeito estão bem sucedidas e promoverão as cooperações econômicas e comerciais.

Além disso, Hu Jintao reuniu-se no mesmo dia com o líder do Partido Trabalhista australiano, Kevin Rudd, ocasião em que adiantou que o país tratará as relações sino-australianas numa perspectiva estratégica e de longo prazo.

Suggest To A Friend:   
Print