Home > Atividades do Consulado
Discurso do Cônsul Geral da China Sr. Li Yang na Abertura do Evento Dia Chinês
29 de setembro de 2017, Cidade das Artes
2017/10/01

Senhoras, senhores e amigos,

 

Boa tarde!

Em primeiro lugar, declaro oficialmente aberto o primeiro Dia Chinês no Rio de Janeiro!

Neste momento, celebramos o 68º aniversário da República Popular da China, e sob o grande suporte da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Cidade das Artes, juntamos as forças das partes chinesas e brasileiras para estrear o primeiro Dia Chinês no Rio de Janeiro com uma série de atividades diversificadas, em virtude de estabelecer a plataforma de intercâmbio e apreciação mútuos, criar o palco de colaboração e progresso conjunto, nas áreas culturais e comerciais, entre a China e o Brasil, assim como a China com os outros países no mundo. Aqui, em nome do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, agradeço sinceramente o apoio de todos os amigos do Rio de Janeiro!

Nos últimos anos, o intercâmbio cultural entre os dois países e entre a China e todo o mundo, tem crescido abundantemente. Até 2017, foram instalados 39 Institutos Confúcios na América Latina incluindo o Brasil, e na China, mais de 40 universidades e institutos abriram cursos de língua portuguesa; no início do ano corrente, a equipe do show de televisão chinês chamado de Divas Hit the Road chegou ao Rio, trazendo aos espectadores chineses, especialmente os mais novos, para conhecer as paisagens cariocas e viver experiências maravilhosas do Carnaval; em agosto, o time sub-12 do Clube Fluminense participou do torneio dos BRICS na China, o que mostrou que o intercâmbio bilateral de futebol já estava começando com as crianças.

A colaboração comercial entre os dois países também encontra-se em tendência cada vez mais melhorada e com ótimos resultados. O Presidente Temer acabou de fazer uma a visita oficial à China, na qual ambas partes assinaram mais de 10 acordos bilaterais de colaboração, referindo-se a capacidade de produção, comércio eletrônico, inspeção de qualidade, energia elétrica, turismo, saúde, financiamento, cultura e esporte, dentre outras áreas. A perspectiva da colaboração econômica e comercial entre a China e o Brasil será mais grandiosa.

Sendo Cônsul Geral da China no Rio de Janeiro, quero fazer meus maiores esforços para dar impulso aos intercâmbios e colaborações culturais e comerciais entre a China e o Brasil, e outros países, junto com os amigos brasileiros e amigos dos outros países no Brasil.

O Dia Chinês é a mesma tentativa disto, que durará 2 dias, começando com a exposição de fotos Nova Aparência na Roda da Seda, estandes das empresas chinesas, barracas da cultura chinesa, apresentações de artes marciais chinesa, danças e canções, instrumentos musicais chineses, pipa, corte de papel, pintura do Ano Novo Chinês em madeira, etc..

Por Favor, aproveitem e participem!

Senhoras , senhores e amigos, antes de terminar meu discurso, gostaria de convidar a todos vocês a assistir a um trailer do filme Where Has Time Gone (Onde O Tempo Passou), que foi co-produzido pelos artistas dos 5 países BRICS. Por favor deem atenção a LED.

É um filme que pode nos trazer sensação artística e reflexão profunda. Onde o tempo passou? Para a China, um dos destinos do tempo é confraternização dos países e dos povos, é abertura e tolerância que permitem os intercâmbios e apreciações mútuas com todos os países no mundo, também é persistência de promover a civilização do ser humano e o desenvolvimento pacífico do mundo.

Muito Obrigado!

Suggest To A Friend:   
Print