Home > Aviso do Consulado
Anúncio sobre Procedimentos para Solicitação de Carta de Declaração de Saúde para Cidadãos Estrangeiros
2020/08/28

A partir do dia 7 de setembro, os passageiros que partirão do Brasil ou farão o trânsito pelo Brasil com destino à China precisam embarcar em voo com Carta de Declaração de Saúde.

Para os passageiros que partirão do Brasil para a China, o teste de ácido nucleico (teste PCR) deve ser concluído dentro de 72 horas antes do embarque nos instituições/laboratórios de teste reconhecidos pela embaixada ou consulados gerais da República Popular da China no Brasil, e deve ser enviado para embaixada ou consulados gerais chineses para solicitar a Carta de Declaração de Saúde, em conformidade com a jurisdição de cada missão diplomático ou consular e a localização dos instituições/laboratórios.

Para os passageiros que farão o trânsito pelo Brasil, o teste de ácido nucleico (teste PCR) deve ser concluído no país de partida com antecedência nas instituições de teste reconhecidas pela embaixada e consulados da República Popular da China no país de partida dentro de 72 horas antes do embarque no Brasil, e deve solicitar a Carta de Declaração de Saúde na embaixada ou consulados da República Popular da China no país de partida.

l Como realizar o teste de ácido nucleico (teste PCR)

Os links das listas atuais de instituições de teste reconhecidas pela Embaixada e Consulados da República Popular da China no Brasil são:

1. Jurisdição da embaixada

http://br.china-embassy.org/chn/sggg/t1802670.htm

Observação: Laboratório Sabin (DF, GO, AM)

a) A fim de poder realizar o teste de ácido nucleico sem pedido médico, o solicitante precisa enviar sua solicitação do exame e os dados pessoais à embaixada por e-mail, com título de "Solicitação de Exame no Sabin" para vistochina.bra@gmail.com.

b) Após receber a resposta da embaixada, pode apresentar o e-mail da resposta da embaixada e identidade ou passaporte numa unidade Sabin no momento da coleta.

c) A coleta será realizada no momento em que o solicitante chegar a unidade, sem necessidade de agendamento prévio.

d) Os endereços das unidades estão disponíveis no https://www.sabin.com.br e os telefones da centrais em cada estão são: DF: 61 3329 8000, GO: 62 3098 7181, AM: 92 2126 800

2. Jurisdição do Consulado Geral em São Paulo

http://saopaulo.china-consulate.org/chn/lsqw/lsbh/t1801489.htm

3. Jurisdição do Consulado Geral no Rio de Janeiro (RJ, BA, MG, ES)

http://riodejaneiro.chineseconsulate.org/chn/gdxw/t1801829.htm

4. Jurisdição do Consulado Geral em Recife

http://recife.china-consulate.org/chn/zlghd/t1801823.htm

Recomenda-se que o solicitante ligue com antecedência para confirmar o horário de expediente, procedimentos de teste antes da coleta. A lista de instituições será atualizada dinamicamente.

lI Como solicitar a Carta de Declaração de Saúde

Após obter o resultado negativo do teste de ácido nucleico, um cidadão estrangeiro (cidadãos não chineses) deve enviar a cópia da página de dados do passaporte válido, passagem completa, certificado de teste negativo de ácido nucleico e a declaração de saúde assinada pelo solicitante para o e-mail designado por embaixada ou consulados-gerais.

Lista de E-mails:

Embaixada da China no Brasil: vistochina.bra@gmail.com

Consulado Geral da China em São Paulo: consuladosp.examepcr@gmail.com

Consulado Geral da China no Rio de Janeiro: setorconsularrj@gmail.com

Consulado Geral da China em Recife: consulchinarecife@hotmail.com

Após a aprovação da revisão da embaixada ou consulados-gerais correspondentes, a cópia digitalizada da Carta de Declaração de Saúde carimbada será devolvida ao solicitante por e-mail, e o solicitante deverá imprimi-lo e trazê-lo ao aeroporto. Por favor, embarque no voo no país de trânsito dentro do período de validade da Carta de Declaração de Saúde.

Anexo: modelo da Carta de Declaração de Saúde 

Suggest To A Friend:   
Print