Welcome to!
Home > China ABC > Em Geral
Bandeira, Escudo e Hino
2004/06/15

BANDEIRA

A Bandeira Nacional da China é vermelha com cinco estrelas. A bandeira é retangular. Na parte esquerda superior há cinco estrelas amarelas, cada qual com cinco pontas. A estrela maior fica à esquerda e as quatro menores formam uma meio-lua do lado direito da maior. A cor vermelha da bandeira representa a revolução; a cor amarela das estrelas é para destacar a claridade da terra vermelha. A estrela maior simboliza o Partido Comunista da China e as quatro estrelas menores, o povo chinês, as relações          entre as estrelas significam a grande união popular sob a direção do Partido Comunista da China.

ESCUDO

O Escudo Nacional da República Popular da China tem no centro a fortaleza de Tian´anmen iluminada pelas cinco estrelas e rodeada por espigas cerealíferas e uma roda dentada. As espigas de trigo e arroz, as estrelas, a fortaleza de Tian´anmen e a roda dentada são douradas, o fundo do círculo e as fitas são vermelhas. Tian'anmen simboliza o espírito nacional indomável do povo chinês na sua luta anti-imperialista e anti-feudal; a roda dentada e as espigas cerealíferas representam respectivamente a classe operária e a classe camponesa; e as cinco estrelas significam a grande unidade popular dirigida pelo Partido     Comunista da China.

HINO

O Hino Nacional da República Popular da China, "A Marcha dos Voluntários" foi criado em 1935, com letra de Tian Han e música de Nie Er. O texto da letra é:

Levantai-vos!
Vós que recusai a escravatura!
Com o nosso sangue e carne
Construiremos uma nova Grande Muralha!
A Nação Chinesa está num momento crítico
E de cada peito lança-se o último clamor:
Levantai-vos!
Levantai-vos!
Levantai-vos!
Nós, os milhões de corações que batem em uníssono,
Em desafio ao fogo inimigo, marcharemos!
Em desafio ao fogo inimigo, marcharemos!
Marcharemos!


<Suggest To A Friend>