Home > Últimas Notícias
Discurso do Cônsul-Geral Li Yang na Recepção do 70º Aniversário da Fundação da República Popular da China
(Teatro Municipal do Rio, 30/9/2019)
2019/10/02
Estimados convidados, amigos,
Senhoras e senhores,

Boa noite!

Em nome do Consulado-Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, agradeço sineramente a vossa presença para celebrarmos o 70º (septuagéssimo) aniversário da fundação da República Popular da China.

Ao longo dos últimos 70 (setenta) anos, todos os países no mundo têm testemunhado a fundação e o crescimento da República Popular da China, que é um salto histórico da pobreza à riqueza, e da decadência à renascença.

Amigos,
A fundação, o desenvolvimento e o fortalecimento da Nova China são resultados da imensa luta e sacrifício dos heróis nacionais e de incontáveis mártires revolucionários, são resultados do trabalho árduo e consistante do povo chinês sob a liderança forte do Partido Comunista da China. Claro que, ao celebrarmos os grandes êxitos alcançados, não nos esqueceremos dos governos, partidos e amigos estrangeiros que amam paz e justiça, e nos oferecem importantes apoios e ajudas. Eles serão sempre lembrados pela nação chinesa. 

Amigos,
A fundação e o fortalecimento da Repúblcia Popular da China tratam-se de um evento marcante na história humana, com significado importantíssimo não só chinês, como também mundial. Este evento acabou completamente com a história humilhante da China antiga que fora saqueada, escravizada e invadida, explorando um caminho brilhante rumo à independência e liberdade para todas as nações reprimidas em busca de liberação. Ele faz com que o páis mais populoso no mundo saia verdadeiramente da pobreza e fragilidade, oferecendo sabedoria e experiência aproveitáveis a favor dos outros países pobres e frágeis para se tornar ricos e prósperos. Além de mudar o seu destino próprio através de desenvolvimento, para ficar rico e forte, democrático, civilizado, harmonioso e bonito, a China também promove a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, preparando um Projeto Chinês para todos os países desfrutarem os frutos da civilização humana e os benefícios de desenvolvimento e progresso.

Amigos,
Atualmente, sob a liderança do Comitê Central do Partido Comunista da China com Xi Jinping como o núcleo, o povo chinês está marchando para realizar o grande sonho chinês de renascença da nação. Este sonho não pertence apenas ao povo chinês, mas também ao mundo, porque com uma China forte erguida no Oriente, serão fortalecidas as forças para promover a prosperidade e desenvolvimento do mundo, bem como para salvaguardar a paz e justiça internacional. O povo chinês do século vinte e um fará contribuição ainda maior para o desenvolvimento e progresso do ser humano!

O povo chinês está disposto a continuar a avançar de mãos dadas com todos os povos do mundo, incluindo o povo brasileiro, a fim de construir um mundo melhor.

Amigos,
O Sr. Li Zhongmin,Vice-Presidente da Conferência Consultiva Política da Cidade de Qingdao da China, e os artistas do Teatro da Ópera de Pequim da mesma cidade, chegaram ao Rio depois de uma viagem longínqua, para realizar visita amiga, intercâmbio cultural e celebrar conosco o aniversário da pátria. Agradeço muito o espetáculo maravilhoso pela comitiva de  Qingdao e com esperança de alcançar frutos activos, desejo com antecipação grande sucesso do expectáculo hoje à noite.

Muito obrigado a todos!
Suggest To A Friend:   
Print