Home > Notícias do Brasil
Anúncio sobre Procedimentos para Solicitação de Carta de Declaração de Saúde para Cidadãos Estrangeiros
2020/07/30

No dia 20 de julho, a Administração da Aviação Civil da China, a Administração Geral das Alfândegas da China e o Ministério das Relações Exteriores da China publicaram um anúncio conjunto sobre a apresentação da Carta de Declaração de Saúde com resultados negativos dos testes de ácidos nucleicos COVID-19 (Teste PCR) antes do embarque de passageiros com destino à China (link do anúncio da versão em inglês http://www.caac.gov.cn/en/XWZX/202007/t20200721_203702.html).

Os passageiros que partirão do Brasil e passarão por países que ainda não implementaram essa medida acima referida não precisam de embarcar no voo com a Carta de Declaração de Saúde. Para os passageiros que partirão do Brasil e farão o trânsito pelos países que já implementaram a medida acima(no total são sete países até o dia 28 de julho, nomeadamente Rússia, Bangladesh, Arábia Saudita, Egito, Paquistão, Chade, Irã, pode-se fazer o acompanhamento através desta Embaixada ou via o site https://hr.cs.mfa.gov.cn/help_two/help-two/gj.html), o teste de ácido nucleico (teste PCR) deve ser concluído no Brasil com antecedência nas instituições de teste reconhecidas pela Embaixada e Consulados da República Popular da China no Brasil dentro de 5 dias antes do embarque no país de trânsito, e deve solicitar a Carta de Declaração de Saúde na Embaixada ou Consulados da República Popular da China no Brasil.

l Como realizar o teste de ácido nucleico (teste PCR)

A lista atual de instituições de teste reconhecidas pela Embaixada e Consulados da República Popular da China no Brasil é a seguinte:

1. Jurisdição da Embaixada

1) Laboratório Sabin (DF, GO, AM)

a) A fim de realizar o teste de ácido nucleico sem a necessidade de pedido médico, o solicitante precisa enviar sua solicitação do exame e os dados pessoais à embaixada por e-mail, com título de “Solicitação de Exame no Sabin” para vistochina.bra@gmail.com.

b) Após receber a resposta da Embaixada, pode apresentar o e-mail da resposta da embaixada e identidade ou passaporte numa unidade Sabin no momento da coleta.

c) A coleta será realizada no momento em que o solicitante chegar a unidade, sem necessidade de agendamento prévio.

d) Os endereços das unidades estão disponíveis no https://www.sabin.com.br e os telefones da centrais em cada estão são: DF: 61 3329 8000, GO: 62 3098 7181, AM: 92 2126 800

2) Laboratório Fleury (DF)

2. Jurisdição do Consulado em São Paulo

1) Inside Diagnósticos

2) Laboratório Fleury

3. Jurisdição do Consulado em Rio de Janeiro

1) Sergio Franco (unidade Presidente Vargas) (RJ)

2) Laboratório LACH (RJ)

3) Centro de Diagnóstico do GACC (BA)

4) Laboratório DNA (BA)

5) Laboratório de Analises Clinicas Spalazanni (Unidade Paralela)(BA)

6) Laboratório Lapecco (MG)

7) Laboratório Oswaldo Cruz(MG)

8) Teste Covid Brasil (ES)

9) Cremasco Medicina Diagnóstica (ES)

4. Jurisdição do Consulado em Recife

1) Genomika Diagnósticos (PE)

2) Lab. Maurílio de Almeida (PB)

3) Laboratório DNA Center (RN)

4) Argos Patologia (CE)

5) Laboratório Exame (PI)

6) Laboratório Gaspar (MA)

7) Laboratório Hemopac (AL)

8) DNA Laboratório (SE)

Recomenda-se que o solicitante ligue com antecedência para confirmar o horário de trabalho, procedimentos de teste antes do coleta. A lista de instituições será atualizada dinamicamente.

l Como solicitar a Carta de Declaração de Saúde

Após obter o resultado negativo do teste de ácido nucleico, o cidadão estrangeiro deve enviar a cópia da página de dados do passaporte válido, passagem completa, certificado de teste negativo de ácido nucleico e a declaração de saúde assinada pelo solicitante para o e-mail designado por embaixada ou consulados-gerais.

Lista de E-mails:

Embaixada da China no Brasil:

vistochina.bra@gmail.com

Consulado Geral da China em São Paulo:

consulatesaopaulo@gmail.com

Consulado Geral da China no Rio de Janeiro:

setorconsularrj@gmail.com

Consulado Geral da China em Recife:

consulchinarecife@hotmail.com

Após a aprovação da revisão da embaixada ou consulados-gerais correspondentes, a cópia digitalizada da Carta de Declaração de Saúde será devolvida ao solicitante por e-mail, e o solicitante deverá imprimi-lo e trazê-lo ao aeroporto. Por favor, embarque no voo no país de trânsito dentro do período de validade da Carta de Declaração de Saúde.

Anexo: modelo da Carta de Declaração de Saúde

Suggest To A Friend:   
Print